Cursos

Aprenda a elaborar gráficos e relatórios que irão facilitar a tomada de decisões na sua gestão, acompanhe os principais gastos do seu órgão através de relatórios de transparência e de fácil entendimento pela sociedade.

A nossa proposta inclui capacitar os servidores de forma diferenciada, com atendimento personalizado, focado na necessidade da instituição. E, ao final do curso, o aluno levará consigo os relatórios desenvolvidos nas aulas e os personalizados pelo instrutor.

A necessidade de se ter informações claras, de qualidade e no tempo certo, cada dia mais, é cobrada pela sociedade e os gestores são cobrados por resultados mais eficientes e eficazes. 

Para isso, os gestores públicos devem deixar de enxergar o Contador apenas como “mecanismo de defesa”, focado somente nas prestações de contas e nas exigências legais e passar a vê-lo como um importante assessor de prevenção, que trará mais resultados á sua gestão, por isso é tão necessário um profissional capacitado e um sistema de informações contábeis eficiente.

Em recentes acórdãos nº 550/2018 e nº 2.377/2017 – TCU – Plenário, o Tribunal de Contas da União menciona o trabalho publicado pela Contabilidade do IFPB, Campus João Pessoa. O material serviu de base para a implantação de uma metodologia de auditoria que será utilizada pelo Tribunal.

Gestão de Finanças Públicas | Fundamentos de Orçamento e a Administração Financeira com Responsabilidade Fiscal

A cultura vem mudando no Brasil, a sociedade cobra por uma Gestão Pública com Resultados. Não há mais espaço para o amadorismo na gestão pública, a cada dia, a sociedade exige Gestores mais capacitados e experientes.

Com esse objetivo, ofertamos um curso, que se destina a atender, prioritariamente, gestores públicos, contadores, auditores, coordenadores, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de planejamento, acompanhamento execução e controle das ações orçamentária, financeira e patrimonial das diversas áreas e esferas de governo e demais profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras e patrimoniais, no âmbito do Governo Federal, Estados e Municípios.

Curso de CASP - Contabilidade Aplicada ao Setor Público com foco no MCASP

Com o objetivo de aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à convergência às boas práticas contábeis, por meio de discussão das Normas e procedimentos contábeis aplicados aos entes da federação, propomos capacitar os servidores públicos, contadores e técnicos em contabilidade, tornando-os aptos a entender as mudanças implementadas pela STN – Secretaria do Tesouro Nacional na área de CASP – Contabilidade Aplicada ao Setor Público e com foco no MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

MENTORIA
em Conformidade Contábil

“O Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente. O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. O mentoring inclui conversas e debates acerca de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem”.

“Ofício, trabalho ou cargo do mentor, daquele que aconselha; aconselhamento. Prática de ajudar ou de aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período”.

Curso Rotinas Contábeis de Patrimônio e Almoxarifado no Setor Público

O objetivo é capacitar os servidores para que ao final tenham conhecimentos sobre o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, no que se aplica ao PCP – Procedimentos Contábeis Patrimoniais e habilitá-los a analisar inconsistências, realizar regularizações, e outras atividades relacionadas às rotinas contábeis de almoxarifado e patrimônio com uso dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial.

Cursos de Alta Performance Tesouro Gerencial

Uma proposta exclusiva com uma didática moderna e que visa capacitar os servidores de forma diferenciada:

– Atendimento individualizado;

– Turmas reduzidas, no máximo 06 (seis) alunos;

– Ambiente produtivo e inovador;

– Foco na necessidade do aluno;

Cursos de Alta Performance Conformidade Contábil e Análise das DCASP

Uma proposta exclusiva com uma didática moderna e que visa capacitar os servidores de forma diferenciada:

– Atendimento individualizado;

– Turmas reduzidas, no máximo 06 (seis) alunos;

– Ambiente produtivo e inovador;

– Foco na necessidade do aluno;

Durante o curso, o aluno desenvolverá a capacidade de análise, e com o apoio do instrutor, elaborará uma Declaração do Contador sobre a unidade que foi analisada.

Ao final do curso, o aluno receberá modelos de:

Conformidade Contábil;

Declaração do Contador;

Check list de Conformidade documental;

Relatórios do Tesouro Gerencial para análise de balancete.

Em recentes acórdãos nº 550/2018 e nº 2.377/2017 – TCU – Plenário, o Tribunal de Contas da União menciona o trabalho publicado pela Contabilidade do IFPB, Campus João Pessoa. O material serviu de base para a implantação de uma metodologia de auditoria que será utilizada pelo Tribunal.

Mecanismos de Combate à Fraude e Corrupção

A metodologia baseia-se nas mais recentes auditorias sobre o tema realizadas pelo TCU, conforme Acórdãos nº 958/2019 nº 550/2018, nº 1661/2018 e nº 2.377/2017 TCU – Plenário. Aplicação da Metodologia do Poder de Compra e Poder de Barganha, utilizada pelo TCU para o mapeamento da Suscetibilidade das organizações públicas.  O Poder de Compra e o Poder de Barganha do setor público – metodologia que auxilia no combate à fraude e à corrupção. A realidade mostra que praticamente qualquer organização está sob o risco de fraude e de corrupção. Dentre os mecanismos de combate à fraude e à corrupção, a prevenção é, indubitavelmente, a mais relevante.

“Essa realidade mostra que praticamente qualquer organização, como órgão, autarquia, empresa pública, sociedades de economia mista, parcerias público-privadas, fundações, organizações sociais, fundos de pensão etc. está sob risco de fraude e corrupção, bastando para tal a existência de recursos públicos disponíveis para atrair a cobiçadessas máfias.”