Na gestão pública não tem espaço para amadorismo.

Kleber Marques
Contador Público Federal

Só conseguiremos ter demonstrações contábeis confiáveis, fidedignas e tempestivas para que possam ser utilizadas nas tomadas de decisões, se dermos autonomia, segurança, independência e melhores condições de trabalho ao contador público.

Cursos

Aprenda a elaborar gráficos e relatórios que irão facilitar a tomada de decisões na sua gestão, acompanhe os principais gastos do seu órgão através de relatórios de transparência e de fácil entendimento pela sociedade.

A nossa proposta inclui capacitar os servidores de forma diferenciada, com atendimento personalizado, focado na necessidade da instituição. E, ao final do curso, o aluno levará consigo os relatórios desenvolvidos nas aulas e os personalizados pelo instrutor.

A necessidade de se ter informações claras, de qualidade e no tempo certo, cada dia mais, é cobrada pela sociedade e os gestores são cobrados por resultados mais eficientes e eficazes. 

Para isso, os gestores públicos devem deixar de enxergar o Contador apenas como “mecanismo de defesa”, focado somente nas prestações de contas e nas exigências legais e passar a vê-lo como um importante assessor de prevenção, que trará mais resultados á sua gestão, por isso é tão necessário um profissional capacitado e um sistema de informações contábeis eficiente.

Em recentes acórdãos nº 550/2018 e nº 2.377/2017 – TCU – Plenário, o Tribunal de Contas da União menciona o trabalho publicado pela Contabilidade do IFPB, Campus João Pessoa. O material serviu de base para a implantação de uma metodologia de auditoria que será utilizada pelo Tribunal.

A cultura vem mudando no Brasil, a sociedade cobra por uma Gestão Pública com Resultados. Não há mais espaço para o amadorismo na gestão pública, a cada dia, a sociedade exige Gestores mais capacitados e experientes.

Com esse objetivo, ofertamos um curso, que se destina a atender, prioritariamente, gestores públicos, contadores, auditores, coordenadores, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de planejamento, acompanhamento execução e controle das ações orçamentária, financeira e patrimonial das diversas áreas e esferas de governo e demais profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras e patrimoniais, no âmbito do Governo Federal, Estados e Municípios.

Com o objetivo de aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à convergência às boas práticas contábeis, por meio de discussão das Normas e procedimentos contábeis aplicados aos entes da federação, propomos capacitar os servidores públicos, contadores e técnicos em contabilidade, tornando-os aptos a entender as mudanças implementadas pela STN – Secretaria do Tesouro Nacional na área de CASP – Contabilidade Aplicada ao Setor Público e com foco no MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atualizado para 7ª edição.

Destina-se a atender, prioritariamente, a gestores públicos, contadores, auditores, coordenadores, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de planejamento, acompanhamento, execução e controle das ações orçamentária, financeira e patrimonial das diversas áreas e esferas de governo e demais profissionais de administração, economia e gestores públicos, que trabalham no âmbito do Governo Federal, Estados e Municípios.

O objetivo do curso é capacitar servidores públicos para identificar os marcos legais e teorias introdutórias referentes ao orçamento público, como: o processo orçamentário federal, os princípios orçamentários e as técnicas orçamentárias

O objetivo é capacitar os servidores para que ao final tenham conhecimentos sobre o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atualizado para 7ª edição, no que se aplica ao PCP – Procedimentos Contábeis Patrimoniais e habilitá-los a analisar inconsistências, realizar regularizações, e outras atividades relacionadas às rotinas contábeis de almoxarifado e patrimônio com uso dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial.

Uma proposta exclusiva com uma didática moderna e que visa capacitar os servidores de forma diferenciada:

– Atendimento individualizado;

– Turmas reduzidas, no máximo 06 (seis) alunos;

– Ambiente produtivo e inovador;

– Foco na necessidade do aluno;

– Carga horária de 20 horas aula.

 

Uma proposta exclusiva com uma didática moderna e que visa capacitar os servidores de forma diferenciada:

– Atendimento individualizado;

– Turmas reduzidas, no máximo 06 (seis) alunos;

– Ambiente produtivo e inovador;

– Foco na necessidade do aluno;

– Carga horária de 20 horas aula.

Durante o curso, o aluno desenvolverá a capacidade de análise, e com o apoio do instrutor, elaborará uma Declaração do Contador sobre a unidade que foi analisada.

Ao final do curso, o aluno receberá modelos de:

Conformidade Contábil;

Declaração do Contador;

Check list de Conformidade documental;

Relatórios do Tesouro Gerencial para análise de balancete.

Em recentes acórdãos nº 550/2018 e nº 2.377/2017 – TCU – Plenário, o Tribunal de Contas da União menciona o trabalho publicado pela Contabilidade do IFPB, Campus João Pessoa. O material serviu de base para a implantação de uma metodologia de auditoria que será utilizada pelo Tribunal.

Curso Gestão de Risco no Setor Público

Aplicação da Metodologia do Poder de Compra, utilizada pelo TCU para o mapeamento da Suscetibilidade das organizações públicas, consoante Acórdãos nº 550/2018 e nº 2.377/2017 – TCU – Plenário.

O Poder de Compra do setor público- uma metodologia que auxiliará no combate à fraude e à corrupção.

A realidade mostra que praticamente qualquer organização está sob o risco de fraude e de corrupção. Dentre os mecanismos de combate à fraude e à corrupção, a prevenção é, indubitavelmente, a mais relevante.